O BLOGUE OFICIAL DA PÁGINA MARGINAL (HTTP://JORGEPALMA.WEB.PT/)


sábado, fevereiro 26, 2005


Genial - Simplesmente isso...


Ontem assisti ao concerto de Jorge Palma no Olga Cadaval, em Sintra, um concerto que em poucas palavras caracterizo como genial... simplesmente genial...!

Como escritor, estudante, sonhador, aspirante a músico, poeta e grande admirador do trabalho genial de Jorge Palma, venho aqui dar o testemunho de um óptimo concerto, onde o Jorge revelou estar em grande forma e, apesar de gostar bastante do novo álbum "Norte", sem dúvida, que é sempre especial ouvir outras músicas perfeitas, como "Só", "Cara de Anjo Mau", "Deixa-me Rir", etc, obras-primas do espírito criador de um músico poeta ou de um poeta músico... - que é, a meu ver, um exemplo de pianista, músico, que não esquece o importante valor da mensagem que possui a letra de uma música... o seu poema, porque uma boa música... para além do som, transporta em si um imenso poder de esclarecimento e reflexão... deixa-nos sentir.... deixa-nos pensar... e cada vez que se ouve é diferente da vez anterior...

... É talvez, como um beijo... sempre diferente... sempre único... e apesar de poder não ser o primeiro... quando é sentido e desejado... acaba por sê-lo... acaba por se transformar em algo de realmente extraordinário... e alcançar o limite da transcendência...

... É o que penso da música...
... é o que penso da poesia..!

Até sempre...
Com os melhores cumprimentos


publicado por: Pedro Campos (http://www.msnusers.com/omundodossonhos)

e-mail:pedrobaraocampos@hotmail.com



Continue a Ler...




sexta-feira, fevereiro 25, 2005


concerto de Jorge Palma


Jorge Palma actua esta sexta-feira em Sintra
O músico Jorge Palma actua esta sexta-feira, pelas 22:00 horas, no Auditório Jorge Sampaio, no Centro Olga Cadaval, em Sintra, para um espectáculo que terá como base o seu último álbum de originais «Norte».
O concerto desta sexta-feira marca o arranque de uma nova digressão de Jorge Palma e a apresentação de uma banda totalmente renovada.
O preço dos bilhetes varia entre os 15 e os 20 euros, sendo que para os menores de 18 anos e maiores de 65, os bilhetes variam entre os 12,50 e os 17,50 euros.

publicado por: Joel Fonseca

e-mail:joelfonseca71@hotmail.com



Continue a Ler...






(Mais uma vez a noite acabou em discussão. A esposa foi para o quarto. Ele ficou na sala, a olhar para o aparelho de televisão sem prestar atenção a nada. Ficou por ali cerca de uma hora. Quando chegou ao quarto ela dormia. Ou fingia.
Deitou-se a seu lado. A distância que os separava parecia um fosso. Tentou dormir, fechou os olhos. O pensamento fugiu-lhe, ou melhor passeou pelos labirintos da memória. Lembrou-se de ver um concerto acústico, numa loja em Lisboa. Há quantos anos! Lembrou-se de estar com um amigo. Chegaram horas antes. Foram fazendo tempo.
A salinha foi-se compondo. Nenhum deles namorava. O amigo lançava piropos baixos, que só ele ouvia, a cada rapariga jeitosa que passava. Ele observava.
A alguns metros deles duas amigas sentaram-se. Olhou para as duas, mas o olhar fixou-se numa. Ela olhou para ele, notou que a observava. Desviou o olhar, ele envergonhado também. O artista demorava a chegar. Olhava para ela sub-repticiamente. Notou que ela também o fazia.
O concerto começou. Uma das músicas dizia:
Porque terras de sonho andaste,
Que Mundo te recebeu,
Que monstro te meteu medo
Que anjo te protegeu,

Quem foi o menino que o teu coração prendeu ?
Ele olha para ela, olha para o seu sorriso. Sente-se a planar. Nem sequer sabe o nome dela. O amigo olha para ele, sorri e diz: Aquela é gira.
E ele pensa: Cala-te. Não estragues o momento. A música acaba. Olha para o músico, e bate palmas.
Uma nova música começa a ser tocada.
Os teus olhos são cor de pólvora e o teu cabelo é o rastilho
O teu modo de andar é uma forma eficaz de atrair sarilho
A tua silhueta é um mistério da criação
E sobretudo tens cara de anjo mau
Cara de anjo mau, tu deitas tudo a perder

Basta um olhar teu e o chão começa a ceder
Cara de anjo mau, contigo é fácil cair
Quem te ensinou a ser sempre a última a rir?
Os seus olhos encontram-se, ela sorri timidamente. Ele sente, mesmo, o seu chão tremer. A troca de olhares demora uma eternidade. Já não se lembra quem o afastou, mas isso também não interessa. Olhar para ela lembra-lhe uma outra música: E o paraíso no teu olhar.
O concerto acaba. Ele ainda fica por ali uns momentos. O músico está a dar autógrafos. Nota que ela também ficou. Passa algumas vezes por ele. Lentamente, como que a dar oportunidade para que ele lhe diga alguma coisa. Ele não tem coragem. De dizer olá. Um simples oi.
Não sabe porque é que se foi lembrar daquele concerto agora, neste momento. Lembra-se da frustração na ida para casa. Lembra-se de uma música lhe lembrar o fracasso.
Eh, pá, deixa-me abrir contigo
Desabafar contigo
Falar-te da minha solidão
Ah, é bom sorrir um pouco
Descontrair-me um pouco
Eu sei que tu compreendes bem
Não se lembra da cara da rapariga, nem de qualquer traço distintivo. Da cor do cabelo ou dos olhos. Nunca soube o nome dela.
Há felicidade a pequenos passos de ti, o medo de falhar, de tentar pode levá-la embora.
Olha para a mulher, chama-a. Ela acorda facilmente, se é que alguma vez estivera a dormir. Tem os olhos vermelhos. Ele pede-lhe desculpa e abraça-a.
Uma outra música lhe vem à mente, mas facilmente ele afasta-a.
E quando te voltar a apetecer seguir em frente
,Se me quiseres acompanhar,
Canta uma canção de amor,
Pinta os olhos cor de mar...
Põe no teu peito uma flor,
Traz um amigo qualquer
E vamos juntos abraçar o sol nascente
Agora a música é deles. A letra são eles que a vão escrever juntos…

Este foi um texto nascido a partir das músicas do Palma, dêem a vossa opinião. Um abração)





publicado por: coisasinsignificantes.blogspot.com

e-mail:tiagofalcoeiras@hotmail.com



Continue a Ler...




terça-feira, fevereiro 22, 2005


"Norte" - uma apreciação crítica


Após ter ouvido por várias vezes o álbum "Norte", penso estar em condições de emitir uma opinião, que embora sendo pessoal (como todas as opiniões devem ser) não é precipitada e baseada em apenas uma ou duas audições apressadas, como é costume acontecer com muita gente.

A minha opinião sobre "Norte" vai ao encontro de algumas críticas que li aquando da saída do disco e ainda antes de ter tido oportunidade de o ouvir. É um bom álbum, embora alguns furos abaixo do anterior "Jorge Palma".

"Norte" é um disco sólido, com boas letras e belos arranjos. Em suma, é um disco "à Jorge Palma". Contudo, sinto alguma insatisfação pela falta de canções memoráveis, daquelas que só por si valem um disco. Em "Jorge Palma" havia pelo menos um punhado de canções desse calibre. Em "Norte" talvez apenas o tema homónimo - o meu preferido - possa fazer parte, sem sombra de dúvidas, de um hipotético e actualizado "o melhor de Jorge Palma".

Gostava de conhecer outras opiniões sobre o álbum e sobre a canção (ou as canções) que mais gostam.


publicado por: Osvaldo Manso

e-mail: opmanso@netcabo.pt



Continue a Ler...





Escolhas


Permitam-me desde já felicitar o colectivo dos palmaniacos, por deixarem qualquer indivíduo participar, naturalmente de uma forma construtiva, neste espaço dedicado ao artista e homem de seu nome Jorge Palma.
Sou já apreciador da Musica e do trabalho do Jorge, há já uns anos. Fiquei como todos, julgo, maravilhado pela doçura poética e musical com que ele nos tem vindo a oferecer, e com um roçar em profundas reflexões, por vezes, e se estiverem atento, de caracter mais filosófico. Fiquei da mesma forma surpreendido pelo ar de poeta marginal a fazer lembrar o período beat da América dos 60. Contudo o Jorge teve mais sorte no caminho marginal e de vagabundês consciente que escolheu, comparativamente a Jack Kerouac. Ainda esta vivo. Embora claramente debilitado. Foram muitos anos de abusos. Contudo continua genial. Mas assustado. A vida começou de novo para ele. Ele teve de reaprender a viver e a fazer melhores escolhas. E parece-me a mim, que no campo discográfico ele não fez uma escolha acertada. Não me estou a referir ao Norte, de forma alguma, estou-me a referir ao A&R dele, cujo o nome dele não sei, mas é o tipo que julga que metia medo aos meninos dos ídolos. Isto porque: já vi o senhor em questão por diversas vezes em espectáculos e performances do Jorge. E muitas das vezes, a malta pede ao Jorge para tocar mais um pouco evidentemente, pois sabe sempre a pouco, e vejo que o A&R num interesse completamente económico, isto é o Jorge toca, ele ganha digamos... 10% do cachet para o concerto de 1h30 e se eventualmente o Rapaz quiser tocar mais digamos 15minutos ou 30minutos, o Jorge não pode pois o manager não deixa. E mais, na apresentação do Norte na fnac do Colombo, notava-se um ar claro de frete por parte do A&R que corrobora, reforça e torna evidente, a posição completamente mercantilista e anti-artistica da label á qual o Jorge está ligado. Dete modo parece-me a mim que o Jorge precisa de ter cuidado, cm os leitõezinhos que anda a engordar. Pelo menos deixem o homem tocar mais em palco, pois acredito que o Jorge da concertos, também porque precisa de comer e de se sustentar, mas porque ama verdadeiramente tocar e estar em palco diante do público. Parece-me pois, e repito, parece-me, que o Jorge tem de ter cuidado com a malta que o rodeia.
Mas também se é livre de pensar o contrario. Estão é evidentemente, enganados.



publicado por:PedroAndrade

e-mail:pedroandrade.net@iol.pt



Continue a Ler...




domingo, fevereiro 20, 2005


Noitada do Jorge no Fórum Lisboa


Querido diário,

mais uma noitada de Jorge, um pé numa galera, outro no fundo do mar; outro no passeio dos prodígios...Entre o meu amor existe, essa miuda, D.Quixote, Norte, Támárá, Maçã de Junho, Jeremias, Na terra dos sonhos, No tempo dos assassinos, vai por mim, estrela do mar, canção de lisboa, Giselle, Os demitidos, Cara de anjo mau, Valsa de um homem carente, Frágil, Só e o Lobo malvado ; o Jorge ainda nos deu lume e nos ofereceu mais Portugal, Portugal só para atestar...

soube-me bem esta euforia de trazer para dentro, as lágrimas de alguns, os gritos inevitáveis e as imitações desafinadas dos outros.

obrigada Jorge pela tua energia.

publicado por: Guida

www.rodadosventos.blogspot.com



Continue a Ler...




quinta-feira, fevereiro 17, 2005


jorge palma


Vem uma entrevista com o jorge palma na revista Sábado de 4 a 10 de Fevereiro de 2005



Continue a Ler...




quinta-feira, fevereiro 10, 2005


Livro "Na Terra dos Sonhos" à venda a 19 de Fevereiro


Apesar de as sessões de apresentação serem apenas em Março, o livro "Na Terra dos Sonhos" estará à venda nos concertos de 19 de Fevereiro (Fórum Lisboa) e 25 de Fevereiro (Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra). O livro tem cerca de 350 páginas e inclui os poemas escritos por Jorge Palma, quer para a sua própria voz quer para a de outros, sendo complementado por uma discografia detalhada e ilustrada da sua carreira. O preâmbulo é do próprio Jorge Palma e a introdução é de minha autoria, sendo a edição da Quasi.

João Carlos Callixto



publicado por: joaocarloscallixto@gmail.com

e-mail:



Continue a Ler...




quarta-feira, fevereiro 09, 2005


Lisboa, 1978
















publicado por: rui malheiro



Continue a Ler...




segunda-feira, fevereiro 07, 2005


Palma na 2:


Jorge Palma é entrevistado esta noite (7 fevereiro) pela jornalista Ana Sousa Dias, na 2:, depois da meia-noite.


publicado por: praia

e-mail: dapraia@megamail.pt



Continue a Ler...