O BLOGUE OFICIAL DA PÁGINA MARGINAL (HTTP://JORGEPALMA.WEB.PT/)


segunda-feira, maio 09, 2005


Concerto no CCB (6 de Maio)


Sexta-Feira desloquei-me ao Grande Auditório do Centro Cultural de Belém para assistir a um concerto de Jorge Palma.

Em primeiro lugar, considero pouco adequado o facto de um concerto ser marcado para as 21 horas. Talvez em Inglaterra seja a hora habitual mas, em Portugal, 21:30 ou mesmo 22 horas seria mais indicado. Ainda para mais tendo em conta que se tratava de uma Sexta-Feira e, portanto, a maioria dos espectadores não teria que se levantar cedo no dia seguinte.

Passando agora à minha opinião sobre o concerto, e lamento chocar alguns fãs mais indefectíveis, penso que se tratou de um espectáculo deplorável. Se Jorge Palma deixou de beber, a verdade é que não se nota nada. Até preferia quando bebia!

Lembro-me, por exemplo, de um maravilhoso concerto, a solo, no Teatro Camões (Parque das Nações), há coisa de 5 ou 6 anos atrás. Nessa altura, Palma foi um verdadeiro profissional e não dispensava o álcool. Não deixou de contar as suas piadas espontâneas no intervalo das músicas, mas interpretou-as com mestria, sem interrupções e sem exageros despropositados. Talvez esse concerto fosse muito mais importante para Palma do que os que faz actualmente, pois preparava o regresso ao contacto sistemático com o público (embora nunca tenha desaparecido totalmente) e, por essa razão, esse concerto tenha sido muito bem preparado e encarado de forma profissional.

Contudo, agora parece que Jorge Palma se acomodou. O seu público adora-o. Não interessa que faça coisas em palco que não se tolerariam a um amador... De facto, nos velhos tempos em que o público ia assistir a um espectáculo munido de tomates podres, fruta madura ou ovos de galinha do campo, certamente que não se limitariam a aplaudir o artista após cada música...

Quanto a mim, só dois factores podem explicar a forma como o público recebeu o espectáculo: ou respeito excessivo ou adoração sem sentido crítico. Eu incluo-me no primeiro grupo. Aplaudi parcamente após cada música apenas por uma questão de respeito.

O início do concerto foi especialmente lamentável, com o artista a esquecer-se das letras de várias canções (segundo o próprio informou, tinha-se esquecido do dossier com as letras no camarim). Então, enquanto um dos "groupies" não voltou do camarim com as letras, o público teve que aturar faltas de profissionalismo que, repito, nem a um amador se tolerariam. Se Jorge Palma fosse um verdadeiro profissional, só deveria retomar o concerto quando tivesse as letras consigo.

Infelizmente, a magnífica voz de Jorge Palma também não estava nos seus melhores dias. Talvez devido ao concerto da véspera, pareceu-me um pouco rouco.

O espectáculo foi parcialmente salvo graças à banda que o apoiou em vários temas e, também, devido ao seu filho Vicente que participou em alguns temas já no final do concerto. De facto, quando Palma estava acompanhado, o seu desempenho melhorava bastante, interpretando as músicas de forma mais competente.

Uma última nota, infelizmente também negativa, para uma senhora do público que a certa altura, aproveitando uma pausa, disse «Jorge! Dispensa a bateria. Está a estragar tudo.» Para além de não concordar nada, como já disse no parágrafo anterior, penso que foi uma enorme falta de respeito para com um músico jovem e ainda em início de carreira. Ainda por cima, era do conhecimento geral que Jorge Palma trazia outros músicos consigo!

Em síntese, tão cedo não conto assistir a outro concerto de Jorge Palma. Prefiro a excelência dos discos. Lamento que uma sala com o prestígio do Grande Auditório do Centro Cultural de Belém tenha assistido a tanta mediocridade e palhaçada.

Osvaldo Manso




5 Comentários:

Blogger 3ap disse...

O 1º concerto a q assisti foi exactamente dele. A 20 de Maio de 2000, no Salódromo em Lx. Visto do palco parecia meio triste (embora tenha adorado o concerto) e + de perto.. o meu pai com 60 anos tem melhor aspecto do q ele tinha com 41. Foi mesmo mto triste de ver.
A 8 de Fevereiro de 2001 assisti ao seu concerto na Aula Magna e bem.. parecia outro, nem queria acreditar. Fiquei super contente..
Suponho q é daquelas pessoas a quem se estima e quem conhece e tem acompanhado o seu trabalho sabe o valor q tem. Mas não, n é mesmo nada fiável nisso de saber ou não se o concerto vai ser fixe.
Eu gosto, tenho estima a esse Sr e não discuto. Mas fico sempre triste qd vejo ou oiço essas coisas. Juro q por 2 x quase me deu pa chorar e me vim embora..
Custa uma beca ver as pessoas q sempre achamos q nos representam mto, q sabem mto de nós assim mal, tristes. Acomodadas, também. . custa um cadito..
Mas eu continuo a gostar e pronto. Não discuto. Tenho mto respeito e carinho por esse Sr. Mas pensa-se sempre 2x antes de se ir ou n a um concerto seu. Guardo-o num dos espacinhos + quentes da minha memoria e n o vou tirar de la. Recuso-me.

11:41 da manhã

 
Blogger Joana Amoêdo disse...

"Passando agora à minha opinião sobre o concerto, e lamento chocar alguns fãs mais indefectíveis, penso que se tratou de um espectáculo deplorável. Se Jorge Palma deixou de beber, a verdade é que não se nota nada. Até preferia quando bebia!" Já nem se trata de sinceridade. É efectivamente uma crueldade dizer que se prefere um artista criativo e c um problema grave de alcoolismo ao mesmo artista num nova fase, quem saber de transição p algo melhor. Mas enfim...

5:00 da tarde

 
Blogger Manuel Gaspar disse...

Vamos ser realistas...Terá algum artista qualquer obrigação perante o público?!Será que devemos exigir algo?!Talvez sim, talvez não...
Agora dizerem que o concerto foi "deplorável", reprovo totalmente...Sou sincero, não pude assistir a este concerto mas vi no outro dia esta formação na Figueira da Foz e embora tenha havido alguns enganos(caricatos e genuínos)próprios do Palma foi muito bom.
Estava com muito humor(inteligente e oportuno), começou o concerto por ler um poema de uma poetisa...Contou sobre as suas jornadas a tocar pelo mundo e pela Figueira da Foz...Suscitou risos, palmas e assobios estonteantes...
Como músico e ser humano penso que é muito mau rebaixar desta maneira a carreira e trabalho de alguém que tanto tem feito pela minha formação e crescimento...
Viva o Palma...
David

11:55 da tarde

 
Blogger Manuel Gaspar disse...

AUTOR DO COMENTÁRIO ACIMA: David Lopes

11:57 da tarde

 
Blogger Manuel Gaspar disse...

Já agora leiam o post da Angelina intitulado "Apetecia-me escrever algo" - os meus parabéns...
David...

12:05 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home